O posicionamento de uma marca é simplesmente a influência dela no mercado e na vida do consumidor. Essa estratégia consiste em uma jogada de branding que não foca no produto ou serviço oferecido, mas sim na percepção da marca pela visão de outras pessoas, seu público-alvo e potenciais consumidores. Um bom posicionamento de marca pode fazer sua marca se tornar o centro das atenções e se consolidar como a favorita e mais admirada no mercado consumidor. Tendo o posicionamento correto alinhado com os outros elementos da construção de uma marca forte, fica mais fácil gravar na mente do consumidor de maneira definitiva e marcante todas as vantagens do produto e o porquê da sua marca ser a escolhida por quem está do lado comprador.
Quando se fala no manifesto de uma empresa, muitos imaginam ser um discurso onde será apresentado todos os valores e a missão da empresa para com a sociedade. Em verdade, o manifesto é uma singela introdução da sua marca, é o que vai dizer, de forma sucinta e verdadeira, o motivo pelo qual a pessoa deve conhecer melhor a marca, ler o conteúdo e potencialmente se tornar um cliente ou consumidor da mesma. Por essa razão, não pode se escrever um texto extenso e difícil de ler, mas sim um texto curto e de leitura agradável que transmita fielmente e de forma simples o porquê sua marca precisa ter a atenção do cliente.
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A Flamboyan é feita de pessoas pra pessoas, de todos os jeitos, de qualquer lugar, e, pra gente todas as pessoas importam. Não importa de onde vêm, nem seu jeito de ser, a nossa intenção é fazer com que cada pessoa sinta sua presença validada.
Queremos que todos se sintam bem em sua pele, sendo quem são; queremos que as pessoas olhem pra si e estejam contentes, confiantes e preparadas para qualquer coisa. Na Flamboyan, nós queremos transformar a vida das pessoas através do que elas vestem; a moda é uma ferramenta incrivelmente poderosa. Através dela, a gente se expressa pro mundo, pela forma que nos vestimos podemos fazer uma declaração sobre quem somos.
Na moda você se descobre, se reinventa, rejuvenesce (ou envelhece), com a roupa certa você se sente poderoso(a) o suficiente pra fazer o que quiser! Inclusive dominar o mundo! (pelo menos o seu!).
Na Flamboyan nós acolhemos todas as pessoas, e oferecemos a elas uma oportunidade de se (re)descobrirem dentro de nossas lojas.
Seja você jovem ou idoso, criança ou adulto, temos a certeza de que a Flamboyan é a escolha certa pra você, aqui tem o que você precisa.
Na Flamboyan sua singularidade importa, sabemos que cada pessoa é única e celebramos cada característica, pois é a combinação dessas características que formam nossa personalidade, singularidade, verdade.
O Propósito é a razão da existência. Não apenas o que uma empresa faz, ou os benefícios que seus produtos trazem, mas como essa empresa pretende realmente contribuir na construção de um mundo melhor. O Propósito da Marca é um norte, capaz de unificar stakeholders num único objetivo. O Propósito é a verdade da empresa, um mantra intencional e constante.
O propósito precisa ser autêntico, realizável, relevante e inspirador.
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Sendo assim, baseado na verdade da Marca e no seu arquétipo, o propósito Flamboyan é:
TRANSFORMAR A VIDA DAS PESSOAS ATRAVÉS DA MODA.
NA FLAMBOYAN TODOS IMPORTAM.
NA MODA A GENTE SE ENCONTRA.
O arquétipo é um conceito que, na maioria das vezes, se encontra no inconsciente do indivíduo e vai ser percebido pelo consumidor de forma involuntária. A relação arquétipo-valores-marca acaba por se conectar e associar um ao outro, fazendo a marca e o produto ou serviço serem sempre lembrados pelo cliente.
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80% O Cara Comum
O Cara Comum valoriza todas as pessoas, não só aquelas que se destacam. Sua virtude está em ser como todos os outros. É o arquétipo da democracia, que defende os direitos iguais de todos, é genuíno, honesto e verdadeiro, pois não aprecia artificialismos. O cara comum prefere se adequar ao se destacar. Ele prefere dialogar de forma simples e acessível.
Palavras-Chave: Pertencimento, Conexão e Igualdade
Lema: Todas as pessoas são iguais
Marcas relacionadas: Hering, Renner, Havaianas, Tang
20% O Explorador
O explorador é movido pela vontade de desbravar e conquistar.
Inquieto, busca sempre soluções inovadoras para resolver seus problemas.
Enquanto alguns esperam pela vinda do paraíso, o Explorador vai atrás. Esse arquétipo encoraja as pessoas a pensar em coisas novas e testar possibilidades. O Explorador é ambicioso, inquieto, corajoso, valoriza a liberdade e não se contenta com o que é (apenas) bom.
Palavras-Chave: Plenitude, Liberdade, Experiência.
Lema: Não levante cercas à minha volta
Marcas relacionadas: Jeep, Land Rover, Timberland, Discovery Channel
O tom de voz é a padronização nas palavras, atitudes e valores de uma marca nos pontos de contato com o cliente. Essa voz, estando alinhada ao arquétipo, é o que marca a expressividade e a personalidade da empresa. Vai ser através dessa voz que a marca comunicará seus valores, identidade e seu posicionamento no mercado. É essa comunicação que vai permitir a potencialização de diálogos mais reais e marcantes com o cliente, fazendo a sua marca mais presente na vida dele.
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O tom de voz da Flamboyan, baseado na sua proposta de entrega de valor e no seu arquétipo, será:
Amigável, simples, acessível, divertido,
democrático, inclusivo e atrevido
O Código de Conduta é um conjunto de regras para disciplinar a conduta de um grupo e pessoas para que ajam dentro dos princípios defendidos por alguém. Neste caso, esse documento é o que rege a empresa, e tem como objetivo informar seus funcionários, sócios, fornecedores e colaboradores sobre as regras de conduta e de ética baseada nos valores que a mesma prega. A finalidade desse documento é de orientar todos aqueles que representam a empresa a agirem de forma ética, honesta e de acordo com os valores regidos por ela.
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Fácil. Leve. Acessível. Moderno.
O conceito FLAM é o que define a Flamboyan para todos os seus colaboradores internos e parceiros. Aqui na Flamboyan, prezamos pela facilidade, pensando em deixar tudo mais fácil aos nossos clientes. A leveza está presente em tudo o que fazemos, trazendo um ar divertido, jovial e acolhedor para todos que escolherem “flambar” com a gente. A nossa marca é acessível para todas as pessoas, de todos os lugares, cores, raças e idades, e isso nos torna ávidos defensores da cultura, diversidade e inclusão social dentro e fora da empresa. Por fim, é através do moderno que buscamos nos reinventar no mundo da moda, pra que cada uma dessas pessoas singulares se encontrem em nossos produtos.
Para se tornar parte da empresa, cada integrante precisa, acima de tudo, ter as características de um Colaborador Flamboyan, que são determinados por 3 vertentes principais:
Ser uma pessoa receptiva, que goste de fazer os outros se sentirem bem, pois a nossa prioridade é fazer cada pessoa que entra pela porta de uma de nossas lojas se sinta confortável em estar lá. (Vender, não pela comissão, mas pelo relacionamento).
Que entenda (e queira entender) de verdade o nosso público e o que eles procuram, buscando sempre entender o lado do cliente e oferecer a ele a melhor solução para a sua “dor”.
Atendimento de qualidade em tudo que nos propomos a fazer. Durante todo o processo, o que faz com que a Flamboyan se destaque entre todas as outras marcas é a qualidade, seja nos produtos, no atendimento e em qualquer outra área que a Flamboyan possa ser representada. Queremos impactar positivamente a vida de cada cliente que escolhe a Flamboyan.
O território criativo de uma marca é o espaço conceitual onde se pretende que o público faça a associação à sua marca. O território da marca é definido quando os principais pontos da identidade de uma empresa são criados: seus valores, sua personalidade e os atributos emocionais vinculados à marca. O território criativo de uma marca permite que a empresa se posicione de forma firme e coesa as narrativas precisam estar alinhadas ao seu propósito e precisam escolher cautelosamente sobre quais vão ser os limites da marca nesse território.
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MODA | ESTILO | TENDÊNCIAS
A moda está em constante evolução, cada nova tendência impacta o estilo das pessoas. A moda é uma ferramenta universal para a expressão da individualidade de qualquer pessoa, sendo extremamente diversificada e multifacetada. A Flamboyan quer transformar esse conceito triplo em um amplificador pessoal, destacando que a singularidade de cada um é um passo atrevido e crucial para o processo de expressão de sua individualidade.
FAMÍLIA
A Flamboyan é família, queremos que toda vez que alguém pensar na Flamboyan, pense que é de casa, que é da família. Aqui, oferecemos produtos para toda família. “Se você tem uma família, você é Flamboyan, se não tem, é bem-vindo à nossa!”
DIVERSIDADE | INDIVIDUALIDADE
A Flamboyan quer servir a todas as pessoas, portanto, temos o maior comprometimento com a diversidade, que pra nós, diz respeito à singularidade de cada pessoa, dos mais variados estilos. Todos os clientes que vêm às nossas lojas são bem-vindos. Procuramos sempre trabalhar com variedade de peças para todos os públicos e gostos. Na Flamboyan ninguém deve se sentir um peixe fora d’água, a ideia de pertencimento passa pelo princípio do respeito, este, é fundamental pra criarmos um ambiente diverso, culturalmente, de estilos, de gostos e preferências.
INCLUSÃO SOCIAL | PERTENCIMENTO
Aqui “Todo mundo importa”, e queremos fazer jus a esse pilar tão importante de nossa empresa. Na Flamboyan, queremos que todo mundo se sinta confortável e que possa se conectar à nossa marca de uma maneira emocional, com uma sensação de que eles pertencem à nossa tribo, que, mesmo que um cliente não compre de nós, que nos olhe com respeito e admiração e que perceba que a Flamboyan não é “mais uma loja”.
CULTURAS
Os clientes Flamboyan vêm de todos os lugares, diferentes backgrounds, diferentes experiências e condições socioeconômicas. A partir dessa constatação, a Flamboyan toma a liberdade de englobar pessoas das mais variadas culturas junto à sua marca, mostrando, não somente a individualidade de cada um, como também o fato de que, no final, todos somos iguais.
CONFORTO
Na Flamboyan queremos que cada pessoa que adquira nossos produtos, se sinta confortável (nos dois sentidos):
#1. Confortável no sentido de toque na pele (roupas confortáveis)
#2. Confortável no sentido de se sentirem bem expressando sua verdade (sua moda, seu estilo, seu jeito).
Os diferenciais de marca são conceitos e características que fazem parte de uma estratégia de posicionamento em relação ao mercado e aos concorrentes, é o que separa uma marca das outras dentro do seu nicho, apontando a singularidade de uma marca e o motivo desta se destacar entre as empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço.
A estratégia de marca é um conjunto de ações e processos que fazem uma marca/empresa adquirir um valor diante o mercado consumidor apenas por sua “persona”, indo além dos produtos ou serviços que oferece. Essa estratégia é a responsável por garantir a longevidade e o legado da marca na sociedade, se feita de forma coerente com o propósito e crenças da empresa.
Os benefícios da Flamboyan, que não somente a diferencia de outras empresas como também faz com que o consumidor queira ser parte da marca e se tornar cliente, são:
• Maior facilidade e acessibilidade para ser parte da marca (“Todo mundo importa”)
• Estar ao alcance do povo, para todos os nichos que abrange (classes B,C, e D)
• Sentimento de que você, cliente Flamboyan, pode (ser/fazer)
• Ser relacionável e divertido, faz com que todos os públicos se identifiquem com a marca